SEJAM BEM-VINDOS!!!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Gravidez na adolescência: ‘Virei mãe antes de virar mulher’


É na adolescência que se experimenta os doces e amargos sabores da vida e são esses gostos que formam uma futura personalidade e postura perante uma sociedade. É na adolescência que se constrói histórias, descobre risadas e sensações novas. E quando essa etapa da vida é atropelada por uma gravidez não planejada? O peso de um filho para uma gestante no período da adolescência influencia diretamente em toda a estrutura financeira, social e psicológica na vida dos pais. O preço da inconsequência adicionado à facilidade de encontrar produtos e medicamentos abortivos faz com que os leitos das maternidades fiquem lotados de jovens que assumiram correr o risco do aborto.
Especialistas alertam para os risco de uma gravidez precoce – foto: Reprodução
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 22% dos adolescentes fazem sexo pela primeira vez aos 15 anos de idade. É nesta fase importante de autoconhecimento e incertezas que a falta de informação pode gerar uma gravidez inesperada ou mesmo a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis. 
SXCNúmero de adolescentes grávidas no Brasil caiu para 22,4% nos últimos anosAmpliar
  • Número de adolescentes grávidas no Brasil caiu para 22,4% nos últimos anos
A boa notícia é que com o aumento de ações dentro das escolas, orientação sobre métodos contraceptivos e distribuição de camisinhas em postos de saúde, há mais acesso a recursos para um sexo seguro. Por este motivo, o número de adolescentes grávidas no Brasil tem diminuído.  Entre 2005 a 2009, o número de partos realizados entre jovens de 10 a 19 anos caiu 22,4%, comparado à década anterior, segundo o Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário